Raul Seixas e a Bíblia


POR:
Luiz Sayão

É fato conhecido que um dos pioneiros do rock nacional, que fez muito sucesso há cerca de três décadas, foi o controvertido Raul Seixas. Numa mistura de protesto e busca por respostas para a vida, o conhecido “Raulzito” causou a mais diversificada reação em todo o país.

Pouca gente sabe que o falecido roqueiro conheceu o Evangelho de Cristo. Chegou até mesmo a ter um filho com sua primeira companheira, que era filha de um missionário norte-americano. Todavia, a perspectiva panteísta e agnóstica de Raul Seixas mostrou que o famoso cantor não abriu o coração para a mensagem do Evangelho. Sua morte não deixa dúvidas sobre isso!

Por incrível que pareça, se Raul Seixas não se deixou influenciar pelas boas novas de Jesus, parece-me que suas idéias estão cada vez mais presentes na realidade evangélica contemporânea. Será possível que estamos caminhando para uma “teologia do Raul Seixas”? Será que teremos um evangelho “maluco beleza”? O amigo leitor pode dar sua própria opinião.

Enquanto as Escrituras deixam claro que existe apenas um Deus verdadeiro, que está acima de sua criação (Is 44.6; Rm 1.18-21), a perspectiva panteísta aparece expressa na música “Gita”, de Raul. Ele afirmava: “Eu sou a luz das estrelas / A mãe, o pai e o avô / O filho que ainda não veio / O início, o fim e o meio.” Este enfoque tenta tirar de Deus a glória que só Ele tem e merece. De modo geral, o panteísmo que deifica a natureza acaba definindo como categoria suprema o fluxo do movimento. Heráclito sorriria no túmulo. Tais idéias, muito presentes nos filmes norte-americanos mais populares, parecem emergir do conceito de que Deus é uma energia, “um fluir” (unção?). Em certos redutos evangélicos já se pode perceber que Deus se tornou “um poder manipulável” por “comandos determinadores”. Além disso, o enfoque da teologia do processo, que já nos influencia com todos os seus desdobramentos específicos, também diminui Deus e o coloca sob o domínio do “fluxo do tempo”, sugerindo que Ele é apenas nosso sócio na construção da história.

METAMORFOSE AMBULANTE

A idéia da supremacia do fluxo do tempo desemboca na rejeição de outras categorias fixas. A única categoria é o próprio tempo, o novo senhor absoluto. Com esse pressuposto, já não podemos ter teologia e ética definidas e claras. Embora a Bíblia seja um livro de orientações muito cristalinas sobre Deus, a salvação e o propósito da vida (2 Tm 3.16,17; 2 Pe 1.19-21), para muitos evangélicos, a teologia “maluco beleza” é preferível. Como diria Raul: “Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante / Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.” Se uma opinião for antiga, deve ser rejeitada! Há uma crise doutrinária e teológica em boa parte do meio evangélico. Muitas pessoas adotam hoje idéias liberais, místicas e extremistas sem a devida avaliação. Nesse caso, não importa sua fundamentação teológica, histórica e lógica. Viva a metamorfose!

Tal sensação de indefinição, presente no pensamento do roqueiro tupiniquim, ajudou a formar seu perfil estranho, controvertido e até mesmo bizarro. Não é que um grupo significativo de evangélicos também já tem se aproximado do esdrúxulo?! Há um certo desprezo pela reflexão, pela teologia, e o crescimento de práticas risíveis e simplesmente inacreditáveis. Será que podemos ouvir o eco da música de Raul ao contemplar grande parte do chamado meio evangélico atual? Será que estamos diante do “Contemplando a minha maluquez / Misturada com minha lucidez”? Até onde vai a nossa “maluquez”? Será que voltaremos à lucidez? Será que muitas reuniões religiosas de hoje estão nos deixando, “com certeza, maluco beleza”? Espero que essa sensação seja um exagero! Todavia, temo que não seja!

Não faz tanto tempo assim, os cristãos evangélicos entendiam que um culto de adoração a Deus tinha, de fato, Deus como o centro do culto. Muitos cânticos tinham letra elaborada, teologia saudável e enfatizavam os atributos e os atos de Deus. No entanto, em algumas reuniões dominicais de hoje, temo que o foco esteja sendo mudado. Novas canções falam de um amor quase romântico e indefinido, divertem a massa, exaltam unção, montanhas, Jerusalém, guerra etc. O conceito de dedicar o domingo para uma diversão sem propósito e finalidade bíblica é manifesta na teologia do Raul Seixas. Como ele mesmo dizia: “Eu devia estar contente pelo Senhor ter me concedido o domingo para ir ao jardim zoológico dar pipocas aos macacos”. Será que já podemos observar “uma fauna evangélica com suas macaquices litúrgicas”? Tomara que não! Espero que tudo que escrevo não passe de uma análise exagerada! Todavia, temo que não.

Como todo enfoque teológico, o pensamento do “teólogo-músico pós-ortodoxo” nacional, também possui as suas decorrências de ordem prática. Não há como fugir da realidade. A forma de pensar e ver o mundo influencia e determina a vida prática de qualquer pessoa. A verdade é que se adotarmos uma base panteísta, um pensamento relativista, uma ética indefinida e práticas místicas emocionalistas sem conteúdo, não chegaremos a lugar nenhum. E não é que o “grande teólogo-roqueiro” já sabia disso! Quem pode lembrar de sua “perspectiva teleológica” que determinou seu trágico fim? “Este caminho que eu mesmo escolhi / É tão fácil seguir/ Por não ter onde ir.”

Se a igreja evangélica brasileira desvalorizar a doutrina bíblica, desprezar a teologia, deixar de lado a ética e afundar-se no misticismo e nas novidades ideológicas frágeis, logo ela descobrirá que esse é um caminho “tão fácil de seguir”. O grande problema é que no final das contas “não teremos para onde ir”.

Mais do que nunca, precisamos desesperadamente voltar nossa atenção para as Escrituras Sagradas, com o verdadeiro desejo de obedecer a Deus e à sua verdade. Que Deus nos abençoe.

Comentários

Estude mais meu amigo... a Musica GITA foi tirada de um Trecho do Livro Bhagavad Gita em um dialogo do guerreiro ARJUNA. Ele questiona quem é você e o "deus" deles responde isso que ta musica basicamente. Sou Evangelico e sim MUITO Fã de Raul Seixas. Agradeco por sempre ter ouvido musicas boas. Ate meu Filho Chama-se Raul !!!
JUNIOR OMNI disse…
Testemunho: Rock N' Roll & Satanismo - (JUNIOR OMNI)

_______________________

** Nasci em Novembro do ano de 1979, no alto da Mooca, em São Paulo. Meus pais moravam em São Vicente – litoral paulista. Meus irmãos moravam também na mesma casa; ao todo, cinco pessoas compunham a minha família.

Meu pai era um grande fã das bandas de “ROCK N’ ROLL”. Nesta época ele possuía uma grande coleção de discos. Eu nasci no “BERÇO DO ROCK” e aprendi a gostar desse estilo musical ainda no ventre de minha querida mãe. Com o passar dos anos eu fui conhecendo outras bandas de rock n’ roll.

Cada vez mais meu pai comprava novos discos para ouvir em casa; pois, possuía uma boa aparelhagem de som, e também sabia construir suas próprias caixas amplificadas. Alguns discos eram “ESTRANHOS”, com desenhos de “MONSTROS”, “MORCEGOS”, “MULHERES NUAS” e até mesmo “DEMÔNIOS”.

_________________________________________

Lembro-me que certa feita eu me deitei para dormir após ter fumado meu último cigarro. Estava folheando algumas páginas da Bíblia e logo senti um profundo sono. Eu estava perturbado e completamente sem rumo na minha vida.

Naquela madrugada, SONHEI QUE EU ESTAVA DENTRO DE UM BAR; eu estava em pé, encostado no balcão e bebia ali algumas doses de bebida alcoólica. Naquele bar só havia duas pessoas: o dono do bar e eu. Eu falava um pouco da minha vida para aquele homem que me ouvia atentamente, porém, não podia fazer nada para me ajudar.

DE REPENTE, NUM PISCAR DE OLHOS, APROXIMAVA-SE DE NÓS UM HOMEM MONTADO NUM CAVALO. SEU CAVALO TINHA PERNAS ENORMES; COMO AS PERNAS DE UM CAMELO. Era um cavalo negro e totalmente estranho. Vi quando ele parou na porta daquele bar, e o seu cavaleiro inclinou-se para ver quem estava lá dentro. Nesse momento o dono do bar percebeu que aquele cavaleiro estranho me chamava para fora fazendo gestos e sinais com suas mãos.

E assim, o dono do bar agindo com muito medo me expulsou daquele bar e fechou as portas para mim. Eu fiquei durante muito tempo paralisado, em pé do lado de fora daquele bar, de frente para aquele cavaleiro que trajava um manto preto e com seu rosto envolto num capuz.

SOBRE SUAS COSTAS HAVIA UMA ENORME FOICE AFIADA. Ouvi quando ele me disse:

“VOCÊ VIVE A ME CHAMAR; CANTANDO AS MINHAS MÚSICAS…”.

Naquele momento eu fiquei totalmente sem ação. Então ele continuou a dizer:

“VOCÊ FALA DAS MINHAS MÚSICAS PARA OS SEUS AMIGOS? QUANDO VOCÊ LEVAVA OS MEUS DISCOS PARA OUVIR COM SEUS AMIGOS, VOCÊ ESTAVA ME CHAMANDO E CLAMANDO A MIM; POR ISSO EU VIM AO SEU ENCONTRO…”.

Naquele instante eu lhe perguntei: “Quem é você?”. E então ele me respondeu:

“Eu sou MARILYN MANSON…”.

Quando ele respondeu quem realmente ele era, percebi que nesse momento levava sua mão ao capuz e descobria o seu rosto esquelético.

Pude então notar que aquele cavaleiro estava sendo enviado pelo diabo, para trazer uma mensagem do inferno para mim. Logo me chamou para cumprir uma “ORDEM”; caso eu me negasse a cumpri-la, eu seria morto.

Aquele homem tinha uma imagem cadavérica. Sua semelhança era a de um cadáver, e queria me assustar. Era um cantor de rock satânico. Aquele cavaleiro me chamava para cumprir uma missão; cujo objetivo era:

“MATAR TODOS OS SEGUIDORES DE JESUS CRISTO QUE EU ENCONTRASSE PELO MEU CAMINHO”.

IMEDIATAMENTE foi trazido à minha presença um cavalo preto e uma grande foice afiada!

* CONTINUA…

E-BOOK – A VISÃO DO INFERNO
http://pt.scribd.com/doc/44709254/A-VISAO-DO-INFERNO#scribd
.
.
VÍDEO – A VISÃO DO INFERNO
https://www.youtube.com/watch?v=4ZrNJH3-oSs
.
.
-BOOK: Marilyn Manson e o Pacto Satânico
http://www.slideshare.net/JUNIOROMNI30/rock-n-roll-marilyn-manson-e-o-pacto-satnico
.
.
E-BOOK: ROCK N’ ROLL – ADORAÇÃO SATÂNICA
http://pt.slideshare.net/JUNIOROMNI30/rock-adorao-satnica-18372265?related=1
.
.
E-BOOK: ROCK N’ ROLL – ANJOS CÁIDOS
http://pt.slideshare.net/JUNIOROMNI30/ebook-anjos-cados-rock-n-roll?related=2
.
.
.
.
.
.
JESUS ESTÁ VOLTANDO …PREPARE-SE!

Unknown disse…
Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida.

"Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus."
Mateus 3:2
Gerdal Toyomasu disse…
Li o texto bacana até. Só que tem o porém quando se trata do GITA Raul jamais mencionou algo acima de Deus. Sou Raulseixista desde 86 li os livros Gita, aprendi filosofia e teologia e hoje prego a sociedade alternativa. Já estive em várias religiões e na última fiquei por 6 anos na IURD como obreiro.
Mas nunca deixei de ser Raulseixista. O fato é que tem exageros demais no que foi escrito. Hoje as igrejas querem mais e mais dinheiro pra manter a obra em pé já Raul com a sua liberdade assim como eu posso ir em qualquer igreja sem compromisso com religião padre e pastor. O importante é buscar a Deus coisa simples até.
Portanto se tudo é focado no Raul e tudo é demoníaco então todas as músicas e cantores são demoníacos.
Os crentes chamam nós de endemoniados por ser roqueiros. Mas esquecem que o Rock criado não é a letra e sim a melodia...
Se é considerado demoníaco então já está em todas igrejas em geral porque tem muitas bandas evangélicas com Rock gospel.
Unknown disse…
Parabéns PELO comentários
Márcia disse…
Sábias palavras.Texto verdadeiro e esclarecedor.
Nando Oliva disse…
Eu penso que não tem como saber qual o total de 2 laranjas + 3 bananas.
Tulio Barros disse…
Eloquente ate o texto mas nao cabe a Raul Seixas penso eu.
Dificil entender mesmo quando nao tem conhecimento da origem, fica no resultado. Como exposto no texto Deus Enquanto as Escrituras deixam claro que existe apenas um Deus verdadeiro, que está acima de sua criação (Is 44.6; Rm 1.18-21), a musica diz exatamente isso, pra ficar mais facil;
Porque eu estabelecerei a minha aliança contigo, e saberás que eu sou o Senhor;

Ezequiel 16:62
Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.

Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último. O INICIO E O FIM.

E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

Raul fez uma musica em homenagem a EU SOU.
EU SOU é seu nome e ele é tds as coisas pois foi ele Deus que fez td.
Ex raul disse…
Rock gospel louvados ao Deus de vdd pode ser ritmo de rock isso é na vdd a mensagem que passa na letra e a maioria dss letras do Raul seixas é querer ser suto suficiente xomo fizera john lennon tanto é que ambos ficaram juntos...uma coisa é certa ele se equívocou fora perseguir a soberba vaidade um ouro mas pros tolos
Ex raul disse…
As letras do raul não batem
É contradizer com Cristo totalmente
Ex raul disse…
Una coisa eu sei maioria raulseixista é egoísta
O amor não é egoísta ele viaja baseado em drogas
Elizete S.Barros disse…
Você é evangélico e fã de Raul Seixas,e que as músicas dele eram boas,então ouça denovo a musica onde ele canta O diabo é o pai do rock,analisa então depois vc decide se continua com a mesma opiniao que as músicas dele eram realmente “boas”
Elizete S.Barros disse…
https://www.youtube.com/watch?v=jXJQJwTQUUU&feature=share
Elizete S.Barros disse…
Aqui está o link no YouTube onde ele canta explicitamente dizendo que o diabo é o pai do rock.
Anônimo disse…
Texto esclarecedor, infelizmente Raulzito se perdeu nas contraditórias filosofias da vida deixando a simplicidade de que Só o Senhor é Deus e que tudo vem Dele,por Ele e para Ele são todas as coisas.
Nayara disse…
Ucom.com todo respeito nao sei.vimo.icomo algumas pessoas que se.dizem.evangelicas simpatisimpatizam.com as ideias de raul.seixas e afins.e totalmente invompativel comno cristianismo.asnpessoas acacabam.criando o seu próprio deus a la self service e acham que estao seguindo a cristo.ate o diabo vonhec a biblia mas nao reconhece jesus vimo salvador. Nao da para servirba Deus e a manon.

Postagens mais visitadas deste blog

Ilustração Bíblica - Deixe a raiva secar